Ursinho ELO: Tecnologia em prol da solidariedade!

Ursinho ELO: Tecnologia em prol da solidariedade!

Ursinho ELO: Tecnologia em prol da solidariedade!

O “Momento Inspiração” de hoje é o caso do Ursinho Elo. Todos sabemos das privações que o tratamento e a internação causam a uma pessoa com câncer. A vida se resume a hospital, remédios, tratamento. Se tal exclusão da vida cotidiana pode ser torturante para um adulto, imagine para uma criança. Essas são afastadas de seus amigos, família, escola. Tamanha mudança de rotina pode ser extremamente drástica para alguém tão novo, que pode nem entender a gravidade do que está acontecendo.

Pensando na situação das crianças internadas em sua ala de oncologia infantil, o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú (SP), desenvolveu, em 2014, uma tecnologia que consegue aproximar as crianças de suas vidas antes da internação. Em parceria com a DM9Rio, atualmente absorvida pela agência África, a solução foi encontrada em algo já presente na vida das crianças desde cedo, que representa carinho e segurança: um ursinho de pelúcia. Mas esse, é claro, não era um ursinho de pelúcia qualquer. O ELO, nome escolhido para o urso, foi desenvolvido pela fabricante FOM e conta com uma tecnologia criada pela 3Bits. Após seis meses em desenvolvimento, o resultado foi um brinquedo capaz de armazenar áudios de WhatsApp, enviados por seus amigos e família. Basta a criança apertar a mão do ELO para ouvir a voz das pessoas que tanto sente falta.

O projeto envolveu, em 2014, cerca de 30 crianças internadas no hospital. A divulgação, que começou, primeiramente, na fanpage do Hospital Amaral Carvalho, logo explodiu nas redes sociais: em uma semana, o vídeo promocional atingiu mais de meio milhão de views. O que se seguiu foi intensa repercussão na internet e na mídia, fazendo com que o ELO ganhasse uma matéria própria no Fantástico. Álvaro Rodrigues, sócio e VP de Criação da DM9Rio, afirmou: “O Elo tem tecnologia, tem inovação e tem o mais importante: o poder de reduzir a distância e diminuir a saudade entre as crianças e seus familiares e amigos.

Espero que o Elo sirva de inspiração para outros hospitais, que ele ganhe mais parceiros” A iniciativa serviu para comemorar, ainda, os cem anos do hospital. Temos aqui um incrível exemplo de como publicidade, criatividade e tecnologia podem se unir para fazer algo muito maior do que a simples divulgação de um hospital. O ELO foi criado não somente como um meio para os pais falarem com seus filhos, mas também para reconectar essas crianças à vida da qual foram afastadas de maneira complicada, e, para elas, incompreensível.