Escolha uma Página

Encontrar o seu software de edição de vídeo favorito pode ser bem difícil, e, pensando nisso, a equipe da Co.De separou umas dicas de alguns programas de ótima qualidade para ajudar vocês com as suas produções audiovisuais. Então, se quiser saber um pouco sobre esse mundo de coisas que podemos fazer no audiovisual, dá uma olhada na lista de softwares que consideramos relevantes:

Edição

 

Adobe Premiere Pro CC

Quando se trata de produções cinematográficas Hollywoodianas, o primeiro programa de edição que você ouvirá sobre é, com certeza, o Adobe Premiere Pro CC. Ele permite que você importe videos de qualquer celular ou câmera, corte clipes, inclua texto e ajuste o áudio. Tudo isso é feito com ferramentas muito intuitivas presentes no painel, o qual pode ser customizado de acordo com as preferências do usuário. Seu principal diferencial é que, no Premiere, você pode trabalhar em diversos projetos simultaneamente, sem fechá-los, assim como dar acesso a uma equipe inteira para desenvolver um só projeto colaborativo. O Adobe Creative Cloud também dá a opção de integrar os aplicativos, podendo um projeto transitar entre diferentes programas.

 

Vegas Pro

O programa permite que você crie desde produções muito simples até filmes dignos de cinema. A princípio, a prioridade do Vegas Pro é economizar o tempo de editor, garantindo uma edição rápida e eficiente e se destacando por ser bem fácil de operar. O software disponibiliza um banco de trilhas e áudios que podem ser usados nas suas produções. Ele edita em 3D Motion e é compatível com dezenas de formatos e permite a criação de templates, os modelos de edição. No entanto, ele poderia disponibilizar mais ferramentas de pós-edição.

 

Final Cut Pro X

Para os usuários de Mac, o Final Cut Pro X, desenvolvido pela Apple Computers, é uma ótima opção. O software, que é disponível somente para o sistema operacional Mac OS, funciona de maneira muito harmônica com o seu hardware, tendo ótima performance. O Final Cut também é utilizado em diversas produções cinematográficas, mas é de fácil compreensão e acessível para aqueles que desejam aprender a operar o programa.

 

Pós Edição

 

After Effects

Assim como o Adobe Premiere Pro CC, o After Effects é um dos programas do Adobe Creative Cloud, permitindo a mesma interação com os outros softwares Adobe. Esse editor possui um grau de complexidade mais elevado, sendo ele voltado para a animação. É possível criar projetos começando do zero ou utilizar as predefinições disponíveis no aplicativo para dar movimento ao seu texto, logotipo ou personagem. O After Effects disponibiliza um extenso catálogo de efeitos, e, combinando fotos e imagens, é possível criar qualquer efeito visual com esse software.

 

Blender

O Blender também não é o seu software normal de edição de vídeo, mas uma ferramenta para os criadores de conteúdo que desejam entrar no campo de modelagem 3D, o que requer um amplo conhecimento em edição. O programa vem com um editor de vídeo completo e você pode criar e produzir um filme completo usando apenas o Blender. É um software de código aberto, multiplataforma e está disponível gratuitamente para uso.

 

Motion

o Motion atua como uma extensão para o Final Cut Pro: possui uma interface moderna, semelhante à do Final Cut e customizável. O programa conta com um navegador visual, uma timeline completa e um editor de keyframes. Além disso, vem com um conjunto variado de ferramentas e conteúdo para criação e animação de elementos gráficos complexos, e, nele também é possível produzir videos em realidade virtual, desenvolvendo filtros e títulos em 360°.

 

Por fim, vale mencionar que, antes de adquirir algum destes softwares, é preciso buscar conhecimento para escolher a ferramenta mais adequada para o seu perfil. Mas, com essas dicas básicas, esperamos ter ajudado vocês!

Ah, e claro: se ficou alguma dúvida ou se existe um software tão importante quanto os que a gente citou, coloque nos comentários.