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Você já ouviu falar da IGTV? Se você possui uma conta no Instagram, é difícil que já não tenha se deparado com essa nova plataforma. Nesse post, a Co.De vai explicar direitinho a razão pelo qual o IGTV tem tanto potencial, em especial pra atividade publicitária, e discutir sobre a ameaça que essa nova função representa pro YouTube.

 

Há alguns que ainda tentam lutar contra a verticalização, mas, no fim da história, o meio online se concentra na vertical. O Instagram, que já possui mais de 1 bilhão de usuários registrados, foi o primeiro a desenvolver uma plataforma exclusivamente para produção de videos de longa ou curta duração, na vertical, com o limite de 1 hora de video. Assim, surgiu o IGTV, a nova “TV do Instagram”, que pode ser acessado tanto pelo Instagram quanto pelo seu app independente.

 

O lançamento do IGTV aconteceu em 20 de junho de 2018 e contou com a participação de muitos criadores, incluindo Youtubers famosos como o Lucas Inutilismo, para a divulgação da plataforma, utilizando rostos conhecidos pelo público para promover a familiarização dos usuários com a nova forma de entretenimento. Até mesmo artistas famosos aderiram à plataforma, e esse é o caso da cantora Anitta, que postou um video falando que todo o processo de criação da sua próxima música, “Veneno Vs Medicina”, será postado no IGTV.

 

Quem pode usar

E quem pode criar videos para o IGTV? Todos que desejarem! Agora, cada @ no Instagram deixa de ser apenas um usuário para poder se tornar também um canal. Ao entrar no app do IGTV, você verá que o conteúdo dos criadores que você segue passa a ser exibido no momento em que você abre a plataforma, e, deslizando pela tela, você pode explorar entre as opções “Para você”, “Seguindo” e “Continuar assistindo”, facilitando a busca pelo conteúdo que é do seu interesse. Vale lembrar que, para assistir aos videos do IGTV, não é necessário ter um canal, você pode optar por só assistir.

 

Diante disso, é dada a largada a uma guerra entre duas gigantes plataformas. Em primeiro lugar, o YouTube, que pertence ao Google e já possui um grande ecossistema de criadores consagrados com suas bases de fãs. Em segundo lugar, temos o IGTV, que tem um potencial arrasador com os videos na vertical, a qualidade até 4K e a total integração com o Instagram: mesma paleta de cores, usabilidade semelhante, interface parecida e mesma conta a ser usada nos dois apps. Assim como o YouTube, que tem os Youtubers, o Instagram também possui os Instragrammers, diversos usuários que utilizam o app profissionalmente para, principalmente, a postagem de fotos. Agora, eles também têm a opção de criarem conteúdo audiovisual, e, ainda com um diferencial: o formato totalmente adaptado para a nova geração de vídeo.

Filmagem na vertical

Você pode estar se perguntando “Mas por que o formato na vertical é tão importante?”. A Co.De explica. Conforme foi afirmado pelo Instagram no seu site, o video vertical aproxima o público consumidor das empresas, estabelecendo um grau de proximidade na comunicação e trazendo resultados positivos para a publicidade. Segundo a plataforma, o video mais longo representa uma narrativa mais profunda, criando conexões mais fortes entre empresas em clientes potenciais. Além disso, o IGTV ainda se alia ao Instagram, aproveitando a sua comunidade global. O Instagram acredita não somente ter lançado uma nova plataforma, mas ter revolucionado o futuro do video.