Escolha uma Página

A Feira Brasileira de Varejistas (FBV), organizada pelo Sindilojas Porto Alegre, é um evento que reúne lojistas e fornecedores em apenas um espaço com o objetivo de possibilitar a comunicação direta e a formação de novas parcerias. Os expositores englobam empresas com soluções de tecnologia, gestão, marketing e diversos outros produtos e serviços voltados para o varejo. A FBV foi realizada pela primeira vez em 2013 e acontece todos os anos paralelamente ao Congresso Brasileiro do Varejo.

Com a duração de 3 dias, a FBV conta com mais de 70 estandes, cerca de 40 palestrantes por edição e atrai mais de 6 mil participantes. A visitação à feira é gratuita, enquanto os preços dos passaportes de um, dois ou três dias variam entre R$ 220,00 e R$ 440,00 para o público em geral. Além dos estande para exposição, o evento também apresenta cinco diferentes atrações:

 

Varejo Experience

Série de visitas técnicas a estabelecimentos considerados referências em Porto Alegre. Nessa visita guiada, aprende-se na prática a teoria do varejo e maneiras mais eficazes de se relacionar com o cliente. Ponto de venda, atendimento, visual merchandising, experiência de compra e gestão de pessoas são alguns dos assuntos abordados no Varejo Experience.

 

Desafio Fashion

Cada edição possui um tema diferente, e o vitrinismo foi o escolhido para 2018. Em parceria com a ESPM-Sul, a FBV propôs uma maratona fashion, e, nela, as 4 equipes de até 5 participantes soltaram a criatividade para vencer as provas, cujos temas são divulgados apenas no momento da execução.

 

FBV Talks

Espaço para os expositores da feira compartilharem suas experiências em palestras e workshops, promovendo trocas de ideias e discussões acerca de assuntos relacionados ao varejo. O acesso ao FBV Talks é gratuito para todos os visitantes.

 

Varejo Now

Nesse projeto, empreendedores inscrevem suas startups e concorrem a participar do Varejo Now. Primeiramente, um comitê técnico avalia e seleciona as empresas inscritas, usando como critério de avaliação o atendimento ao objetivo do desafio, o preenchimento completo e adequado do formulário indicado e aspectos relacionados aos quesitos inovação, a equipe, o mercado e a apresentação audiovisual. Posteriormente, os 3 melhores times ganharão um prêmio em dinheiro, 3 meses de incubação gratuita na Unitec e ingressos para 2 eventos de inovação do SEBRAE/RS.

 

Trend Store

Um projeto desenvolvido para apresentar as novas tendências do setor, integrando o físico e o digital. A Trend Store reúne iniciativas que aumentam as vendas, melhoram a conversão, diminuem custos operacionais e, portanto, proporcionam melhores resultados.

 

Em maio de 2018, a 6 edição da Feira Brasileira de Varejo trouxe um total de 70 expositores e  uma agenda concorrida de palestras. Dentre os palestrantes estiveram José Galló, diretor-presidente das Lojas Renner; Caito Maia, presidente e fundador da Chilli Beans; João Appolinário, fundador e proprietário da Polishop; e Eduardo Tevah, consultor e dono das lojas de moda masculina Tevah. Além disso, este ano também contou com a exposição do Retail Design Institute, projeto cheio de propostas inovadoras e que fomentam a troca de conhecimento entre os participantes.

 

Para se manter informado sobre as próximas edições da FBV, é possível acompanhar pelo site oficial do evento.