Escolha uma Página

Erro de quem acha que fotografar não passa de um clique. Uma imagem pode falar com quem a vê; inspirar. É capaz de transmitir a emoção de quem a cria, afinal o fotógrafo carrega, literalmente em suas mãos (ou, às vezes, em um tripé), o poder de fazer transparecer o invisível e capturar momentos. E, por isso, hoje a Co.De dedicou um espaço para ressaltar essa atividade, trazendo cinco dicas importantes que fazem toda a diferença na hora de fotografar.

Passo a passo

1. Deixe a luz entrar.

Não tem como falar de foto sem falar de luz. Afinal, as duas coisas andam sempre juntas por um simples motivo: a iluminação adequada tem uma boa parcela de contribuição em uma boa imagem. É recomendado, para quem trabalha nessa área, que se invista em equipamentos que permitam o equilíbrio desejado da luz em uma fotografia. No entanto, essas ferramentas podem ser um tanto caras. Quem tem essa atividade como hobby – principalmente, quem não quer gastar muito dinheiro -, pode encontrar, na luz natural do dia, uma grande aliada. É possível produzir imagens incríveis utilizando apenas a luz do sol (e a criatividade de quem está por trás das lentes). O importante é ir tentando! A princípio, a iluminação vinda lateralmente fica muito bem. E caso ela não seja possível, procure o apoio de um flash secundário, pois o do nosso celular não faz exatamente um ótimo trabalho nesses casos.

2. Você vê o que deseja mostrar?

Uma fotografia pode ter várias interpretações. Entretanto, quando se tem claro em mente o que se deseja mostrar, é possível fazer com que as pessoas vejam as exatas características do momento capturado. O fotógrafo deve prestar muita atenção a todos os detalhes que enquadram uma imagem. A composição da foto vai falar pela imagem e contar a história diante da lente. É preciso que os elementos da fotografia conversem entre si para que o público também possa entendê-los. Afinal, uma boa fotografia é fruto de uma boa ideia; é criação.

3. A principal parte da fotografia.

Essa é uma característica fundamental da boa fotografia. Quando se coloca emoção no ato de fotografar, quem a vê também sente. Um bom fotógrafo se expressa através de suas imagens e transmite ao seu público um pouco de sua paixão. Portanto, para provocar o emocional por meio da foto, não basta dar um clique; é necessário participar do momento.

4. Desprenda-se.

Saia da zona de conforto quando possível. Eventualmente, fotografe em novos estilos, retrate coisas diferentes, teste outros métodos; experimentar é o melhor jeito de se descobrir na fotografia. Por isso, não tenha medo de quebrar as regras (depois de já as conhecer).

5. 1, 2, 3…

Um detalhe sempre bom de lembrar

Fotografia é prática; é treino. Na maioria das vezes, necessita-se de muitas tentativas antes de se deparar com algo com o qual realmente se esteja contente, mas também é preciso ser persistente, tanto no lado criativo, quanto no lado técnico da foto. Não há segredo, nem mágica: quanto maior a experiência, melhor o fotógrafo.

Anotou? Portanto, pegue a câmera e coloque em prática!