Escolha uma Página

O evento

A oitava edição do Colóquio de Agências Experimentais do Sul do Brasil, que ocorre anualmente, ocorreu no dia 21 de maio na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), em Porto Alegre, com 200 pessoas de 11 instituições do estado presentes. O objetivo principal é realizar uma integração entre as agências experimentais, com trocas de conhecimento, entrega de resultado e trabalho em grupo.

O termo colóquio pode ser definido como um debate ou conferência. É utilizado para referir a um tipo de reunião ou encontro quase que formal em que as pessoas se reúnem para falar ou debater sobre algum assunto específico, provavelmente determinado com antecedência. No 8º Colóquio, o tema do evento foi “Desafios da Indústria Criativa no ambiente experimental”.

As palestras

Nesse ano, os palestrantes foram pensados com base na experiência em agências experimentais e consolidação da carreira profissional atualmente: Caroline Volpato e Leonardo Viana, alunos do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM; Gabriela Jacobs, graduada em Relações Públicas pela UNISC; Natália Athayde, formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM Sul e sócia do Studio Bah e Gabriella Bordasch, jornalista e proprietária da produtora Daterra Filmes. Para iniciar o debate, cada convidado falou um pouco de si e relatou experiências e obstáculos que encontraram ao longo da sua jornada. Após as apresentações, os alunos tiveram um momento para realizar perguntas aos palestrantes e interagir com eles, de modo que conseguissem compreender a que passo está o mercado de comunicação e como é possível se diferenciar no mesmo.

Depois foi a vez de Renata de Medeiros se pronunciar. Repórter da Rádio Gaúcha, ela é uma das criadoras da campanha #Deixaelatrabalhar, composta por um grupo de jornalistas esportivas que lutam contra o assédio sofrido nos estádios. Renata contou sobre casos de assédio no jornalismo esportivo e mensurou o impacto que a campanha já causou, complementando que resultados mais tangíveis só poderão ser percebidos no futuro.

A atividade

Num segundo momento, os alunos presentes no evento foram separados em núcleos de Reportagem, Vídeo, Redes Sociais e conteúdo Gráfico, com o objetivo de criar produtos para a campanha #DeixaElaTrabalhar.

As produções estão disponíveis no hotsite do 8º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, desenvolvido pela Co.De.