Escolha uma Página

Propaganda eleitoral, debates dos candidatos à presidência e muita polêmica. Tudo isso forma o cenário de um ano eleitoral. Com o novo fenômeno das Fake News, as controvérsias ficam ainda mais comuns. As eleições de 2018 estão chegando, e a Co.De ESPM-Sul, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS (OAB/RS), já está pronta para incentivar todo mundo a tomar uma decisão responsável com a campanha “Vote Consciente”.

O brasileiro tem o costume de estar sempre buscando o máximo de informações antes de fazer compras, mas, na hora de votar, ele não é tão responsável assim. De acordo com dados do Ibope, seis a cada dez brasileiros decidem o seu candidato no dia das eleições. Pensando nesse panorama, a campanha elaborada pela Co.De Áudio e Vídeo aborda esse costume brasileiro com humor e um tom de provocação nos vídeos da Suelly e Leornardo, personagens que exemplificam o problema a ser enfrentado: enquanto ela sempre está pesquisando todos os preços mais baixos e procurando os melhores lugares para fazer as compras, ele está sempre buscando os ingredientes com mais qualidade e assistindo a vídeos de receitas, mas nenhum dos dois lembra de fazer a sua parte quando o assunto é analisar os candidatos.

O surgimento do projeto

Lançado no dia 08 de agosto no Theatro São Pedro, o projeto teve o seu evento de estreia com um Cine Debate sobre o tema “Perspectivas para as eleições em 2018” guiado pelos cientistas políticos Silvana Krause e Luciana da Ros. Além disso, a noite também teve a presença de Hique Gomez e da rapper Negra Jaque, que fizeram shows de encerramento das atividades. A divulgação do evento aconteceu até mesmo no Jornal do Almoço da Globo, que exibiu dois vídeos da campanha no dia do seu lançamento.

Esse projeto vem sendo idealizado pela OAB/RS desde 2017, tendo início a partir de mobilizações internas, reuniões empresariais e com associações de bairros. Hoje, o movimento já conta com uma série de apoiadores. Entre eles estão as seguintes instituições: Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Arquidiocese de Porto Alegre, Federasul, Fecomércio, FCDL, Federação Gaúcha de Futebol, lideranças comunitárias, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Sport Club Internacional, Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, Sescon RS; veículos de Comunicação do RS, ESPM e Theatro São Pedro.

Mais informações da campanha podem ser acessadas pelo site www.voteconsciente.org.br. e pelas mídias sociais da OAB/RS. Ainda, os vídeos estão disponíveis no YouTube e podem ser assistidos em:

Suelly: https://youtu.be/roX8zQMhivY

Leonardo: https://youtu.be/UUOLsqVHU-A

E o seu voto, já planejou?