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O primeiro contato com o mercado é assustador para todo estudante universitário. A falta de experiência e conhecimento técnico são o suficiente para deixar qualquer um com medo do futuro. E foi com esta função que as empresas juniores apareceram no mercado pela primeira vez. Trabalhando para criar futuros profissionais capacitados, estas empresas têm demonstrado cada vez mais a sua força na economia do país.

 

O que são as Empresas Juniores?

 

Compostas e administradas apenas por alunos de ensino superior, as agências experimentais são fontes contínuas de aprendizado. O movimento, que surgiu em 1967 na França e veio para o Brasil em 1988, possui como objetivo um Brasil Empreendedor. Além de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, os estudantes acabam por se aproximar do mercado. Para isso, eles realizam projetos e serviços em sua área de atuação, levando o aprendizado adiante. Assim, os membros se desenvolvem pessoal e profissionalmente, vivendo uma experiência incomparável.

Os estudantes não são os únicos a serem compensados quando se trata de agências experimentais. Para a faculdade, ter uma empresa júnior significa ser vista com bons olhos, por garantirem a formação de profissionais qualificados. Do mesmo modo, incentivam a comunicação entre alunos e professores, por faze-los trabalharem em conjunto. Assim sendo, a transição de conhecimentos e a produção de um trabalho bem feito são assegurados.

 

Por que contratar uma EJ?

 

Por ser uma associação civil sem fins lucrativos, se torna muito mais barata do que uma agência profissional. Portanto, é ideal para micro e pequenas empresas que buscam serviços de qualidade por um baixo custo. Além disso, por se encontrarem dentro de universidades, contam com o amparo por parte dos professores e conhecimentos necessários.

Outro fator que influencia empresas a contratarem uma EJ é a forma que os universitários enxergam o mundo. Segundo o empresário Célio Salles, os estudantes chegam sem vícios e possuem uma visão de fora para dentro. O auxílio de professores especialistas também é importante, contribuindo com experiência de mercado e conhecimento da causa.

Fazer parte de uma agência experimental é uma oportunidade que não se deve deixar passar. Seja pela bagagem adquirida ou pelas conexões feitas, membros de uma EJ estarão um passo à frente no mercado de trabalho. Assim sendo, não deixe de verificar se sua universidade lhe oferece esta chance.

 

Co.De ESPM - Empresa Júnior de Comunicação e Design

A Co.De é uma agência experimental de Comunicação Social e Design da ESPM-Sul constituída por 5 áreas: Agência, Áudio e Vídeo, Digital, Fotografia e Moda. Possui 60 membros que formam a maior agência experimental do Brasil. Clique aqui e conheça.