Já teve alguma dificuldade para decorar a matéria que vai cair na prova? Graças a uma equipe de pesquisadores australianos, este problema pode ser resolvido. “Sans Forgetica”, a fonte desenvolvida pelo time multidisciplinar de designers e cientistas do comportamento, promete ajudar na memorização de textos.
Como é possível?
Utilizando princípios da ciência cognitiva, a equipe da universidade de RMIT criou Sans Forgetica, que promete ajudar a decorar melhor. A fonte se destaca pelos espaços e a inclinação para trás que complicam sua leitura. É mais difícil de ler do que a maioria, e isso é exatamente a sua intenção. Segundo Janneke Blijlevens, professora de design, o princípio por trás da fonte é chamado de “dificuldade desejável”. Isto é, as letras com recortes que compõem a Sans Forgetica forçam as pessoas a lerem mais devagar. Assim fazendo o leitor ficar mais engajado com a leitura, o que aumenta a retenção de memória.
“Quando queremos aprender algo e lembrar disto, é bom ter algum obstáculo adicionado ao processo de aprendizado porque se algo é muito fácil não cria uma linha de memória” Blijlevens explica. “Porém, se algo é muito difícil, também não cria esta linha de memória. Portanto, nós precisamos encontrar o espaço exato. ” O professor de tipografia da universidade, Stephen Banham, também comentou sobre a formatação incomum da fonte. “A mente naturalmente tenta completar as formas, e assim desacelera a leitura e ativa a memória.”
A Sans Forgetica funciona mesmo?
De acordo com testes preliminares, funciona! Diversas fontes foram testadas com 400 estudantes em experimentos por laboratório e internet. Com isto, foi percebido um pequeno aumento na quantidade de estudantes que memorizaram: 57% do texto escrito em Sans Forgetica comparado com 50% em Arial.
Visto que a mesma lógica que faz Sans Forgetica ser fácil de lembrar também a torna mais difícil de ler, você provavelmente não vai querer ler um livro ou artigo nesta fonte. Ao invés disso, memorize as seções do texto que você acha mais importante mudando elas para a fonte. Se você utiliza Google Chrome, existe uma extensão que faz isso para você. Ou, se preferir, pode baixar a própria fonte no site da Sans Forgetica. Talvez não lhe faça lembrar de tudo o que leu, mas pode ajudá-lo a reter as informações que mais quer.
Comentários