O Instagram, rede social muito popular por sua relação com marcas e influencers digitais, está cogitando esconder o número de likes dos posts de seus usuários. Essas informações ficariam visíveis apenas para o próprio dono da conta. Tal mudança vem para “aliviar a pressão” que a rede impõem aos usuários, segundo porta-voz do Instagram.
Essa transformação da rede está diretamente relacionada a uma questão chave da vida de nossa sociedade, a saúde mental. Essa é uma pauta muito discutida nos dias de hoje, junto da internet, que possui grande impacto nesse quesito. Com isso em perspectiva, a Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH, na sigla em inglês) realizou uma pesquisa, onde foram questionadas 1.479 pessoas com idades entre 14 e 24 anos, esses avaliaram diversos aplicativos em tópicos como depressão, imagem corporal, solidão, ansiedade e bullying. Assim, foi identificado o Instagram como a rede social mais prejudicial para a saúde mental dos jovens.
“Queremos que seus seguidores foquem no que você compartilha, não em quantas curtidas seu post recebe. Durante esse teste, apenas você poderá ver o número total de likes nos seus posts.”
Com o design da interface do aplicativo também sendo remodelado, e essa mudança no “peso” dos likes, a intenção da rede parece ser dar mais destaque ao conteúdo produzido, tirando o foco dos números do usuário. Essa alteração pode influenciar na interação entre as marcas e as celebridades do Instagram, dificultando a identificação das métricas dos usuários por parte dos anunciantes. Apesar disso, a mudança parece ser positiva, visto o quão prejudicial pode ser nossa relação com as redes sociais.
Bah que massa