No mês de abril de 2019 a Co.De – Comunicação e Design ESPM recebeu um desafio por parte do Centro de Fotografia da ESPM – PoA: a criação de uma nova identidade visual para a marca. Priorizamos então a produção do design da marca cumprindo as determinações da professora Manoela Dutra.
O Centro de Fotografia (CF) tem como objetivo promover o ensino e a pesquisa, além de realizar serviços na área de fotografia dentro da ESPM – PoA. Possui também muita força por conta de seu corpo docente, sua infraestrutura, seu projeto pedagógico bem estabelecido e o conteúdo avançado que produz.
Surpreendentemente, o CF não apresentava um design de marca condizente com suas características. Contemporâneo, eficiente, criativo, são algumas qualidades inerentes do seu trabalho, porém essas não eram bem representadas na sua logo. Buscando representar com propriedade o Centro de Fotografia, a professora Manoela Dutra confiou esse pedido à Co.De Agência.
A prioridade para o preto e branco, conciliando uma estética minimalista foi um rumo recomendado pela professora. Outra solicitação é que devíamos atingir tanto os estudantes da instituição, quanto o público de fora da ESPM que tenha interesse nos cursos de férias e nos projetos do CF. Com o intuito de cumprir todos os requisitos, focamos na produção de um logo atemporal e utilizável em diversas aplicações.
Equipe e processo
Guilherme Caselani e Luciano Ordovas foram os diretores de arte encarregados pelo trabalho. Além desses, Marcello Branco trabalhou no atendimento e eu, Leonardo da Rocha, na redação. Já que também precisávamos entregar um website, Felipe Lunardelli, da Co.De Digital trabalhou como desenvolvedor web.
Nossa trajetória criativa, levando em conta as recomendações da cliente, partiu da ideia de transformar algo bem estabelecido do mundo da fotografia em uma representação moderna, traduzindo então o Centro de Fotografia. Dessa forma, após algumas tentativas e experimentação de ideias, chegamos ao conceito da câmara escura. Essa tecnologia, presente nos primórdios da invenção da fotografia, estabeleceu uma boa base para o desenvolvimento do conceito.
Os diretores de arte do projeto declararam que apesar de ser um desafio, foi satisfatório ver o resultado e poder apresentar isso para a professora.
“É muito bom trabalhar com uma equipe como a que tenho na Co.De. Melhor ainda é a oportunidade de aprender com projetos como esse.” – Luciano Ordovas
Enfim, após os refinamentos finais, ilustramos a aplicação da identidade visual nova e suas possibilidades.
Vem ver o resultado no Instagram do Centro de Fotografia!
@fotografia.espm
MUITO BOM