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No contexto de marketing atual, temos destaque em características holísticas. Esse tipo de marketing valoriza as prioridades do mercado atual. Sendo essas principalmente a preocupação não só pelo produto, mas pelo todo. A forma como foi criado o produto, o tratamento dado às pessoas envolvidas no processo e derivados. Com isso também vem a tona o tema sustentável no mundo da moda e costura. 

Amit Kalra falou sobre esse tema em seu Ted Talk, trazendo dados importantes sobre o assunto. Comenta que, nos EUA, apenas 15% dos descartes de tecidos vão para bazares, são doados ou reciclados de alguma forma. Os significativos 85% restantes acabam em aterros sanitários. Além disso, foi enfatizado que a indústria de moda é a segunda maior responsável pela poluição mundial. Só perdendo para a indústria de óleo e gás, o que é algo de certa forma previsível. 

Com isso, é dito que é preciso de muita água para o princípio de criação de uma peça de roupa. Assim como que para sua reciclagem é preciso chegar até só o tecido. O palestrante conclui que é preciso um tipo de estrutura de costura oculta que favoreça a rápida remoção de acessórios. Pois a inserção de diversos zíperes e botões acabam dificultando no processo de chegar somente ao tecido para reciclagem.

Um passo ainda mais a frente seria desenhar roupas com um design primordialmente biodegradável. Enquanto isso ainda não é produzido, pensamos em formas de aumentar a porcentagem de roupas que não vão para aterros. Com isso a Co.De Moda, em parceria com a ESPM Social NUVE, organizou um bazar no mês de junho. 

 

Depoimento: Roberta Lima, gerente da Co.De Moda no período do bazar

 

“O bazar do NUVE em parceria com a Co.De ocorreu na semana + sustentável da ESPM-Sul. Essa que aconteceu dias 3, 4, 5, 6 e 7 de junho de 2019.  Todas as roupas foram doadas por colaboradores do brechó. Então a Co.De Moda fez a triagem, precificação e organização do local onde o bazar aconteceu. 

O NUVE é um projeto social da ESPM que visa ajudar o próximo através de ações beneficentes. O objetivo do bazar foi arrecadar dinheiro para que o NUVE consiga manter seus projetos. Assim, tendo fundo para continuar ajudando quem necessita. Um exemplo disso é o projeto de Natal realizado com idosos em asilos. Além da doação de alimentos e itens básicos de higiene, os idosos ganham um dia de beleza proporcionado pelo NUVE. Havendo a ajuda de alunos e professores da ESPM. 

As peças que não foram vendidas no bazar foram doadas. O evento foi um sucesso, quase todas as peças foram vendidas, arrecadando fundos para o NUVE continuar com seus projetos. Além de trabalhar sustentavelmente, proporcionando maior vida útil para peças de roupas que as pessoas não usam mais. Foi um grande projeto para a Co.De Moda.”