No mês de “férias” de julho a Co.De continuou a todo vapor. Com isso, os professores Thiago Bulhões e Marcos Lamb fizeram uma proposta para o Digital. A fim de introduzir novos trabalhos e criar experiências, foi proposta a criação de um jogo. Assim, a partir de uma Game Jam, surgiu o Empório de Poções da Agnes.
O objetivo inicial do projeto de Game Jam era criar um grupo simples e finalizar o projeto em um mês. Algumas integrantes já tinham experiência com Game Jams de até mesmo só dois dias! No entanto, para as iniciantes, um mês já seria um grande desafio.
Foi então escolhida a equipe para criação deste jogo de aproximadamente trinta minutos de duração, contando com todos os diálogos. As selecionadas para tal projeto foram quatro integrantes femininas da Co.De Digital.
Isabella Muller como criadora da identidade visual do jogo, roteiro e direção de arte. Laís Muniz como ilustração principal, roteiro e direção de arte. Camila Prates como encarregada da árdua tarefa de programação, envolvendo CSS, Javascript e Harlowe. Luiza Muller como gerente geral do projeto, assim auxiliadora no roteiro e na programação, principalmente na logística da plataforma.
Insight do tema do jogo
Seguindo a linha de raciocínio de uma Game Jam o tema não poderia ser exposto previamente. Se não a equipe teria mais do que o tempo determinado para pensar na criação do jogo. Com isso, surgiu a ideia de sortear o tema do jogo!
Foi exposto na Co.De Agência um “pote de ideias” por 3 semanas consecutivas. Após o término desse prazo foi sorteado o tão esperado tema: “Lontra Mágica”. A partir desse momento o trabalho de criação foi iniciado imediatamente. Então, o tempo de um mês começou a ser contabilizado.
A equipe previamente previu o tempo de cada uma das tarefas e dos possíveis problemas que poderiam surgir. Então, foi criado um calendário de acordo com todas essas probabilidades. O início do projeto foi definitivamente a parte mais longa. Aqui foi executado o planejamento de roteiro e desenvolvimento do conceito e história do jogo.
Após isso, foi desenvolvida a estética, as ilustrações e o layout do jogo. Também criando uma paleta de cores para consolidar a identidade visual do projeto. Logo foi projetada a logística do jogo utilizando uma ferramenta de criação de jogos e histórias interativas, o Twine.
Foram encontrados e consertados vários erros no meio da programação para garantir uma boa jogabilidade. Então, finalmente surgiu o primeiro jogo dessa equipe formada na Co.De Digital: Empório de Poções da Agnes.
De acordo com Luiza Muller, gerente do projeto, o jogo conquistou o coração dos que prestigiaram a Expo Code. “A identidade visual ficou muito convidativa e amigável. Era impossível resistir a vontade de querer jogar pelo menos parte do jogo.”
Por fim, disponibilizo o link para quem tiver interesse de vivenciar essa experiência no Twine: https://luizamuller.itch.io/emporio-da-agnes
Comentários