Escolha uma Página

O bloqueio criativo é um obstáculo frustrante na vida de qualquer pessoa que trabalhe com criação, seja a que for. Inclusive é pelo que estou passando no momento, e,  não era só a falta de ideias para falar sobre determinado tema, mas também não sabia sobre qual tema escolher para que então eu escrevesse, e usei dessa situação justamente para dissertar sobre o que é este bloqueio e como lidar com ele.

É possível encontrar este bloqueio em variadas áreas e profissões. Por exemplo, na publicidade, ao criar o texto, na aparência de uma peça gráfica,  na arquitetura, ao organizar um ambiente, um pintor, ao produzir um quadro.

 

Mesmo com as cores e os pincéis, o branco escancarado exemplifica o bloqueio.

Em sua essência:

Do inglês, “writer’s block”, o bloqueio criativo tem seu conceito relacionado com a falta de inspiração para escrever, em alguns momentos a gente pensa, pensa e nada útil é criado, porém nem sempre é assim. Acredito que exista outro conceito de bloqueio criativo. Este seria quando temos ideias boas, porém ainda assim, nada é criado, pois não conseguimos botar em prática aquilo que pensamos, logo, um bloqueio.

Este último exemplo é ainda mais frustrante que o original. É como ter as peças de um quebra-cabeça e não conseguir encaixá-las de jeito nenhum. Ou até mesmo, conseguir encaixar todas as peças mas uma, dando a sensação de incompleto e consequentemente, se frustrando.   

 

Ideias desorganizadas são como um quebra cabeça que não encaixa.

Algumas pessoas afirmam que este entrave está relacionado à falta de foco, porém acredito que esta afirmação seja equivocada. Quando se fala em criar deve-se estar focado, logo, a falta de foco é um problema externo que, por mais que não te permita criar, não deve ser relacionado com o bloqueio criativo diretamente.

 

Contornando o bloqueio criativo:

Primeiramente, não se prenda ao perfeccionismo, no primeiro momento ao escrever, não precisa ser necessariamente algo tinindo de tão rebuscado. Se atente aos detalhes somente num segundo, ou terceiro momento.  Escreva de maneira livre, sem medo da rejeição de algo mais ousado, ou até mesmo de um texto mais sério. 

Costumo me manter sempre muito focado na hora que me proponho escrever. Como disse anteriormente, o foco é de extrema importância neste momento, porém, algumas vezes o foco pode ser sufocante. Então, costumo levantar da minha cadeira, vou até o banheiro, converso com meus colegas e assim refresco a mente. Normalmente funciona, pois ao voltar a escrever, estou mais focado e os pensamentos e ideias fluem de maneira mais contínua.

 

 

O bloqueio criativo é uma parte da rotina de quem trabalha com criação. É chato, frustrante, mas não é um demônio de sete cabeças. Existem maneiras de neutraliza-lo e então seguir sua escrita de forma criativa e produtiva.