Escolha uma Página

Economia colaborativa

Com a economia colaborativa e as plataformas cada vez mais populares, muitas empresas estão optando por diferentes modelos de trabalho. Além de aplicativos que facilitam o transporte, como o Uber, escritórios também estão inovando, abandonando o formato onde cada um possui seu espaço e as suas individualidades, fazendo com que a interação pessoal e as conexões sejam muito maiores.

E porque trabalhar em um ambiente onde todos colaboram? Bom, nesse sentido entram muitas questões, uma delas é pela economia de recursos, que está diretamente ligada com a situação que o nosso planeta vem passando, onde a sustentabilidade sempre é uma boa opção. Outro ponto é sobre o rendimento pessoal. No livro De onde vêm as boas ideias, Steve Johnson aponta que elas surgem de “conexões”. Interagir com outras pessoas as torna mais abertos para novas ideias, consequentemente mais criativos e motivados a realizar suas tarefas pessoais. A falta de contato pode gerar um vazio, uma falta de estímulos. Diferentes opiniões e debates sobre os assuntos cria mais riqueza e profundidade dos mesmos.

Diversidade de pensamentos

Os profissionais começaram a perceber que juntar todos os departamentos de uma empresa no mesmo espaço pode sim ser uma boa ideia, pois dessa forma, todos podem se ajudar. Pensamentos de diferentes culturas, classes, áreas de atuação abrem a caixa dos nossos pensamentos e surgem com soluções que nunca pensaríamos.

Muitas pessoas pensam que esse tipo de modelo serve apenas para empresas criativas, como agências e estúdios de design, mas cada vez mais o CoWork se prova uma ótima saída para todo tipo de negócio. O ambiente de um escritório colaborativo promove a criatividade, a liberdade de criação, cria network, foco e pode se adaptar dependendo das necessidades de cada um.